Gerar Leads Por meio de Conteúdo

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Gerar leads

Olá, como vai ?

 

Se você está iniciando no Marketing Digital, deve ter se deparado muitas vezes com a palavra LEAD. Ela vem sempre acompanhada de outra GERAR. Mas o que é realmente LEAD?

Leads são aquelas pessoas que se interessam pelo o que a sua empresa está oferecendo. Essas pessoas são potenciais clientes. É através delas que a sua marca  consegue uma rede de contatos de qualidade , orienta pessoas à compras ou adesões, aumenta o envolvimento e conquista divulgadores orgânicos ( grátis ) para a empresa.

Não há como negar,: hoje em dia o acesso à  internet por vários dispositivos está ocupando cada vez mais o tempo das pessoas no dia a dia e o sucesso das marcas está de modo direto unido a sua atuação no mundo virtual.  Neste cenário moderno, nada acontece ou a empresa não obterá sucesso sem a geração de leads.

Existem muitas  maneiras de se conseguir  leads. Neste artigo separamos alguns passos realistas de como gerar leads:

 

1 – Ofereça informação de qualidade

Isso talvez não seja nenhuma novidade para você, mas para quem está engatinhando no Marketing Digital, é muito útil saber. Muitos já ouviram falar em ” conteúdo é tudo ” , conteúdo é rei “. Portanto essa é uma grande verdade.  

É preciso investir num conteúdo de qualidade , interessante, para envolver e direcionar as pessoas.

Quando falamos em oferecimento de informações de qualidade, estamos dizendo que no processo de geração de leads, existem várias etapas, que precisam serem seguidas .

Não crie conteúdos apenas tendo em vista conseguir novos clientes. Primeiro dê conselhos, dicas, mostre experiências e resultados, ajude o seu leitor com seus guias a entender um problema que ele estiver passando, mas não fale diretamente em produtos e vendas.

Mais na frente você terá a oportunidade de fazer isso, quando chegar na fase de decisão, e nessa ocasião poderá transformar esse lead em cliente.

De início o consumidor não pretende receber conteúdo sobre o seu serviço ou produto, o que ele quer mesmo, é entender sobre os seus desejos, a sua real necessidade e como vai poder solucionar um problema ou uma dúvida que ele está tendo naquele momento.

Nessa fase, oferecer um conteúdo de qualidade para seus leitores, é uma boa oportunidade de obter novos leads que se interessam por seus produtos.

Um erro que muitas empresas  ( ou vendedores ) cometem, é exagerar nas informações sobre os produtos, ofertas…  porque nessa fase a relação com seu possíveis leads ainda está fragilizada, ainda é um embrião, e esse tipo de comportamento, afasta as pessoas, não atrai.

Esforçar-se em gerar e manter leads até a confirmação de vendas é um procedimento um tanto prolongado de médio e longo prazo, mas que irá fornecer mais retorno futuramente.

 

2 – Procure quem está buscando respostas para suas perguntas

De nada adianta você disponibilizar conhecimentos relevantes se as pessoas não encontrarem esses conteúdos  que você está oferecendo. O que você acha de está de prontidão e fazer buscas pelas pessoas que estão procurando por respostas sobre o seu segmento de mercado ?

Todas as pessoas gostam de receber atenção e se inclinam a apreciar quem demonstra preocupação com as suas ansiedades.

Para que isto aconteça, determine maneiras para que possa encontrar pessoas que querem conseguir conhecimentos referentes ao seu negócio.

Nessa perspectiva, a internet é profundamente programável. Existem ferramentas e recursos diversos que ajuda você a  encontrar quem está fazendo “perguntas sobre o seu setor de atividade”.

3 – Otimize todos e quaisquer conteúdos

Uma coisa que podemos ter certeza é que as pessoas vão pesquisar no Google !

Para direcionar o tráfego e gerar leads é preciso ter destaque nos buscadores e investir em ferramentas e conceitos de condicionamento de tráfego.

Para alcançar o máximo de resultados nestas estratégias,  pesquise termos e busque descobrir palavras-chaves apropriadas do seu segmento e específicas do seu negócio.

 

4 – Crie uma mistura compatível com o seu negócio

Existem muitas maneiras de gerar leads, mas isto não significa que todas são apropriadas ao seu tipo de negócio. Muitas ferramentas são boas  para um tipo, e talvez não funcione perfeitamente para outro.

Sendo assim, não caia na tentação de investir dinheiro em tudo que está na moda . Isso chama-se Precipitação . É imprescindível analisar o seu negócio, os fundos e propósitos do seu projeto, examine com cautela quais são as opções vantajosas para o seu segmento.

 Para gerar leads deve-se usar uma estratégia que aprecie uma mistura diversa de ferramentas (SEO, CPC…), plataformas (redes sociais, sites, portais…) e formatos (ebooks, vídeos, infográficos e outros), porém sem exageros que ocasionem desperdício de recursos.

Por exemplo: para um produto com grande apelo visual é interessante investir em redes sociais como Instagram e Pinterest. Para empresas B2B a rede social LinkedIn é a que oferece maiores taxas de retorno e geração de leads.

 

5 – Tenha um blog

Ter um  blog é uma das melhores e mais verdadeiras formas para a geração de leads. O blog é formado para  mostrar a voz da sua marca de forma suave e com uma frequência que simplifique aos leitores a seguir seu conteúdo.

Mais uma vez, as expressões das postagens não devem ser de oferta de produtos, mas sim associando  nos textos possíveis problemas ou oportunidades que um futuro consumidor possa se situar ou identificar durante a leitura.

Um blog cria fãs que pendem a seguir as marcas mais autênticas e ser uma fonte para criar um bom serviço de envio de emails. Por este motivo, tenha no blog uma seção para assinaturas ou cadastros. Além de informações da marca (logos, produtos, links…) nas laterais, cabeçalho e rodapé do blog.

 

6 – Produza infográficos

São muitos compartilhados, de fácil  entendimento e muito atrativo para os olhos. Contendo imagens e dados relevantes, este é um formato mais rico para atrair a atenção das pessoas e leva-las a buscar mais dados no seu site.

Os infográficos precisam ser inovadores – mesmo nos segmentos mais cerimoniosos – e ter design adequado ao negócio e identidade visual da marca ou da campanha.

Jamais esqueça de posicionar bem o logo da marca no infográfico e ter um link para o site da empresa ou outro conteúdo oferecido pela empresa (um blog, landing page…).

7 – Arrisque em formatos de aparência

Conhece a expressão ” uma imagem vale mais do que mil palavras ” ? Pois é, não tenho outra para colocar aqui. Essa é única !

Imagens e videos estão entre os conteúdos mais acessados na mídias sociais, obtendo muitos compartilhamentos, engajamentos e aceitação.

Qualquer estratégia que você for usar para atrair tráfego e leads, deve considerar esses formatos. O interessante é criar uma identidade visual harmoniosa e que seja capaz de ser empregada em diversas plataformas e formatos, e que  crie uma identificação e  reconhecimento mais fácil e intuitivo da marca na navegação que os usuários fazem pelos conteúdos apresentados.

Você poderá usar vídeos : webinars, entrevistas, vídeo aulas, demonstrações de uso do produto, um anúncio e outras. E as imagens: fotos e infográficos são as que fazem mais sucesso na rede. Opções é que não vão faltar.

 

8 – Faça uso do Twitter 

Se você não sabia, o Twitter é uma ótima plataforma para se gerar leads.  Por ser uma rede social apropriada para a maioria dos seguimentos, possibilita manter uma relação com as pessoas de forma clara e direta, seguir e também ser seguido.

Geralmente o Twitter conduz um usuário para outros conteúdos mais consistente da marca. Pense em formas ou ações que possam levar os usuários para o seu site, por meio de postagens do Twitter.

 

9 – Invista em Webnars

O que são os webmars ? São conferências ou simpósios online que criam grande afinidade entre potenciais clientes e marca, isso se dá por se tratar de compartilhar experiência da empresa com o seu público alvo.

Para que o visitante possa participar, basta preencher um cadastro antecipadamente . Essa é uma forma surpreendente na geração de leads e na criação de uma rede de contatos qualificada.

No término da palestra, a marca deve dar informações para contato e direcionar o lead para outro conteúdo ( ebook, site, curso…), que tenha relação com outra etapa do percurso de compra .

 

10 – Ofereça ebook gratuitamente

Os ebooks  grátis ,são ótimas estratégias para gerar leads . No ebook, o conteúdo é mais profundo relativo ao segmento da marca , demonstra experiência do criador, e nesse caso, transmite credibilidade e ideia de valor.

Deixe à disposição para download em uma landing page, através do preenchimento de cadastro . Essa é uma das formas mais eficazes para se gerar leads, entregando conteúdos relevantes por meio de um ebook.

11 – Clientes satisfeitos, tornam-se amigos 

Um cliente satisfeito é um dos melhores comerciais que uma marca pode desejar. Um cliente que não tem do que reclamar, passa ser de grande ajuda na geração de leads e de futuros consumidores.

Geralmente quando se deseja comprar algo, buscamos por informações de quem já fez a compra, quem já tem certa experiência com o produto ou serviço. A partir de depoimentos de ouros consumidores é que muitos passam a confiar e se aventuram a também comprar determinado produto. 

Um lead criado a partir uma orientação de um conhecido altamente qualificado ficará mais inclinado a efetivar a compra.

 

12 –  Atenção especial às informações sobre contados da sua empresa

Não tem com saber para qual página do site ou conteúdo o leitor será direcionado em uma pesquisa. è muito importante nesse caso, deixar em todas as páginas informações básicas de como ele poderá entrar em contato com a sua empresa, ou marca ( telefone, email … ) no rodapé da publicações, formulários para recebimento de ebooks, sempre relacionado com o seu conteúdo. 

Agindo assim, sua marca passa credibilidade e aumenta as oportunidades de que um lead entre em contato para obter mais informações, esclarecer uma dúvida, e outras coisas…

 

13 – Os formulários deverão está sempre às vistas 

Cadastros e formulários abrem portas para se gerar leads. É por meio do preenchimento deles que um visitante poderá se tornar um lead. Por se cadastrar o leitor demonstra que tem um interesse real nas informações que você disponibilizou no seu site, e sendo assim, você vai poder ter acesso aos dados para contatar e nutrir esse lead até que ele se transforme em cliente.  

Mas para que isso venha a acontecer, é preciso que esteja visível e claro ( numa boa posição no site , ou blog, ou outra plataforma que seja ). Por preencher o cadastro, o visitante terá alguns benefícios : maiores informações, acesso a conteúdos, vídeos etc. Funciona como um processo de troca : você me dá o seu email, e eu te dou algo que você quer saber . Simples assim !

 

14 –  O famoso CTA 

Nunca desconsidere o CTA ( Call to Action) !

Todo conteúdo que se cria e disponibiliza, deve ser idealizado, pensando nos potenciais consumidores e nos processo que segue até a fase de decisão. O CTA é necessário pra conduzir um visitante a se tornar um lead quando ele fornece seus dados de contato por meio do preenchimento do cadastro.

 Por exemplo : numa postagem do blog, o CTA pode levar leitor a ler outros conteúdos relacionados no site, a assinar a newletter. Na Landing Page por preencher o cadastro ter acesso ao ebook… e por aí vai. 

Bem agora com certeza você já sabe como gerar leads.

Tem alguma dica ou sugestão?

Deixe um comentário!

 Até a próxima !

 

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Alvina Maria

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