Dom, sorte, genética ? O que faz alguém ter sucesso ?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

 

Sucesso

Antes de qualquer coisa, é necessário definirmos o que é sucesso. Alguns dicionários dizem que sucesso é : ” êxito, bons resultados, fortuna, felicidade, ocorrência, acontecimento , obtenção de honra, resultado positivo após alguma tentativa ou esforço, seja ele profissional, acadêmico ou pessoal”…

Na verdade, o sucesso pode ser apenas isso, ou muito mais do que isso acima alistado. Por ser algo bastante pessoal, só você pode definir o que significa sucesso. O que para uns é sucesso, talvez para outros não signifique nada.

Para exemplificar isso, veja o que Anthony Robbins , palestrante, escritor e motivador americano diz sobre sucesso :

“Minha definição de sucesso é viver sua vida de uma forma que o faça sentir uma tonelada de prazeres e muito pouca dor e, por causa do seu estilo de vida, ter as pessoas ao seu redor sentindo muito mais prazer do que dor.”

Para ele, o sucesso é bem diferente dos que muitos pensam.  Ele encara o sucesso com viver relativamente bem, rodeado de pessoas felizes e sentindo muita satisfação no estilo de vida que ele escolheu. Note que ele não relacionou sucesso à sua vida profissional.

Algo interessante de ser notado é que esse tipo de sucesso mencionado por Anthony, desfaz a crença de que se tivermos sucesso profissional , estaremos satisfeitos e felizes, sempre. A realidade é bem outra, quando atingimos o topo do sucesso profissional, vemos que ainda falta alguma coisa.

Vamos ver agora outras definições de sucesso no campo profissional :

  1. É trabalhar no que eu gosto.

  2. É alcançar os meus objetivos.

  3. Sentir satisfação no meu trabalho diariamente.

  4. Ajudar as pessoas a terem uma vida melhor.

  5. É ter dinheiro para viver confortavelmente.

  6. É poder viajar para onde eu desejar, conhecer pessoas e culturas diferentes.

  7.  É poder comprar tudo que sempre sonhei.

  8. É poder dar uma melhor qualidade de vida à minha família.

  9. É ter um bom plano de saúde para meus familiares.

  10. Poder colocar os meus filhos nas melhores escolas particulares do país.

    Deixando de lado agora as definições, vejamos algumas frases usadas quando somos confrontados com uma pessoa que obteve sucesso, quer na vida pessoal, quer profissional . Geralmente ouvimos algo mais ou menos assim : ” Puxa, como Fulano tem sorte !” Ou ” Com certeza ele nasceu com um dom especial. Isso não é pra qualquer um não !”

     Já se perguntou alguma vez o que separa as pessoas bem sucedidas das fracassadas ?

    Bem, há uma grande diferença nas ações e reações de ambas.

    Todas as pessoas consideradas de muito sucesso profissional, seja na área que for, têm em comum a determinação, a persistência, o foco, o treino constante, sem interrupções e sem fraquejar, principalmente a dedicação de toda a alma.

    Os bem sucedidos, se focam no objetivo e levam isso à sério independente de qualquer circunstância externa. Em outras palavras, para obter sucesso, temos que usar o tempo gasto no lazer, em benefício daquela finalidade.

Os fracassados, se cansam muito rápido, desistem, reclamam, para cada dificuldade encontrada é uma desculpa para caminhar mais lentamente, aliás, encontram desculpas para tudo, estão sempre se justificando porque ainda não fez isso ou aquilo, culpam tudo e todos.

O fracassado perde o foco logo no início,  fica sem rumo, andando de um lado para outro e não consegue sair do lugar, por isso, acha que  a melhor coisa a fazer é desistir, já que não nasceu com sorte , não nasceu com um dom especial, e também não herdou o DNA empreendedor dos seus antepassados de sucesso.

As coisas que sobram nas pessoas de sucesso, faltam nas pessoas fracassadas. Enquanto um se dedica a muitas horas estudando, praticando tudo que aprende, trabalhando duro no seu projeto, o outro faz tudo isso esporadicamente, dando prioridade ao lazer, ao entretenimento.

No final, reclama da sua falta de sorte ou do seu dom, que não recebeu na hora do nascimento rsrsrs…  todos nós nascemos com as mesmas chances de ter sucesso na vida, mas nem todos podem . A barreira é encontrada justamente na hora da extrema dedicação e na persistência.

Se você acha que o sucesso veio para algumas pessoas por acaso, ou que elas já nasceram pré determinadas para isso, reavalie esse seu conceito. Isso não existe! Sucesso não surge do nada. Você pode citar alguém que de repente obteve um certo sucesso rápido, mas esse tipo desaparece da mesma forma que veio, como um relâmpago.

O verdadeiro e duradouro sucesso, precisa ser escalado a cada dia, com muita dificuldade, sem pressa, mas almejando a perfeição. Desta forma, tendo sido alicerçado ele será contínuo, seguro, inabalável.

A escolha de ter sucesso, depende apenas de você, não de dom, sorte e afins. Pense nisso !

Um grande abraço !!

 

 

 

 

 

E-book Grátis

Alvina Maria

Website: